A VISÃO GERAL ENTRE TIMOR-LESTE E PORTUGAL

              Imagem

Timor-Leste foi colónia portuguesa durante 450 anos. Foram muitos os rastos ou sinais importantes que os portugueses deixaram em Timor, dos quais temos os monumentos portugueses, a bandeira e a língua portuguesa. 

Portugal ajudou Timor-Leste durante ocupação da Indonésia, sobretudo no 12 de Novembro de 1991, o massacre que acordou o mundo tendo até os Estados Unidos reconhecido o sofrimentos e a tristeza do povo Timorense. Os portugueses sempre estiveram presentes e acompanharam todos os acontecimentos dramáticos que o povo de Timor passou na terra em forma de crocodilo. Nessa mesma ocasião, o povo português fez uma grande manifestação em Portugal contra Indonésia para promover a estabilidade em Timor,tal como a paz e a harmonia em Timor-Leste. 
Somos cidadão de Timor, temos a obrigação de dizer ao mundo e aos portugueses que Portugal foi o primeiro país que nos ajudou a sair da crise que o povo de Timor atravessou durante a ocupação da Indonésia, juntamente com Estados Unidos e Austrália. 
Estamos aqui há quatro meses, não nos sentimos estranhos por estarmos no meio deste povo lusitano (Português), que nos entende e nos aceita. Realmente, eles são extremamente simpáticos e acolhedores. Só para citar a expressão de Fernando Pessoa que dizia; ‘‘O país onde fala português é a minha pátria’’ no fundo os portugueses e Portugal são a nossa nação e não num país estrangeiro. 
Neste momento tão oportuno, queremos agradecer todo o carinho e amor que partilharam connosco, citando Fernando Pessoa: ‘‘Deus quer, o homem sonha e a obra nasce’’, pela vontade de Deus que estamos aqui, então temos que fazer a nossa parte como estudante para que um dia tudo que queremos e esperamos seja concretizado.

Texto : Deonísio Corte-Real e Juvito Santos

Turma 2

Grupo 7

Deixe um comentário